Novos tratamentos tópicos e orais estarão disponíveis em breve para uso em acne e rosácea, incluindo combinações de antibiótico, peróxido de benzoíla (PB) e retinoides.
Novas recomendações de especialistas indicam que pacientes em uso de tretinoína não precisam esperar para serem submetidos a certos procedimentos.
Tem sido evidenciado com frequência crescente que a composição da dieta impacta na acne e rosácea.
Os tratamentos tópicos para acne e rosácea apresentam eficácia local, sem efeitos colaterais sistêmicos. Estes tratamentos são eficazes para lesões inflamatórias e cicatrizes. Novas terapêuticas orais também estão disponíveis, incluindo as para áreas do pescoço e dorso, e as com aumento da absorção quando ingeridas com ou sem alimentos. Tratamentos novos com lasers e avanços do microagulhamento, oferecem um melhor desfecho clínico para acne, rosácea e cicatrizes.
Diversos novos tratamentos tópicos e orais estarão disponíveis em breve para o tratamento da acne e rosácea, com aumento da eficácia, redução dos efeitos adversos, melhor comodidade para o paciente ou com melhor absorção.
As recomendações anteriores contra a realização de procedimentos durante ou logo após o tratamento com tretinoína foram atualizadas. Especialistas recomendam que certos procedimentos podem ser realizados com segurança.
A nutrição pode ter um papel preventivo nos pacientes em que os fatores dietéticos como soro do leite, caseína, álcool e cafeína estão associados com dermatoses.
Novos tratamentos com lasers e avanços no microagulhamento são promissores para a acne, rosácea e cicatrizes.
Diversas novas combinações de tratamentos tópicos com antibiótico e PB estarão disponíveis brevemente e incluem:
Eritromicina 3%-PB 5%. Apresenta validade de 8 meses à temperatura ambiente; não há necessidade de refrigeração, o que facilita seu transporte.
Adapaleno 0.3-PB 2.5%. Usado no tratamento da acne e na manutenção pós-tratamento, proporciona uma diminuição do número e tamanho das cicatrizes atróficas.
PB-tretinoína. Este tratamento contém um retinoide e um antimicrobiano. Utiliza uma embalagem com duas câmaras separadas para evitar que o PB diminua a estabilidade da tretinoína.
Tretinoína loção 0.05%. Esta loção oferece uma maior penetração nos folículos sebáceos, e um veículo hidratante, incluindo agentes como glicerina, ácido hialurônico e colágeno solúvel.
Tazaroteno loção. No momento em estudos fase 3, é esperado que este tratamento esteja disponível com tecnologia em emulsão.
Trifaroteno. No momento em estudos fase 3, é um tratamento promissor para acne na face e tronco.
Ácido hiplocloroso, um antimicrobiano para limpeza facial, é efetivo na acne leve a moderada, agindo em bactérias, vírus, fungos, esporos e SARM (Staphylococcus aureus resistente à meticilina), possuindo também propriedades anti-inflamatórias.
Minociclina gel (BPX-01) 2% tem demonstrado uma redução de 59% na acne inflamatória.
Minociclina gel (BPX-04) 1% está sendo atualmente estudada para a rosácea pápulo-pustulosa, em concentrações mais baixas do que para a acne.
Minociclina em espuma (Fmx 101) 4% demonstrou uma redução significativa do número de lesões e melhora do IGA. Minociclina espuma 2% (Fmx 103) está sendo estudada para a rosácea pápulo-pustulosa, em concentrações mais baixas do que para a acne.
Clascoterona 1% creme, o primeiro antiandrogênico tópico, atual inibindo os receptores de androgênios, a produção de sebo e da inflamação, sem efeitos sistêmicos.
Ivermectina creme 1%. Este tratamento da rosácea possui atividade anti-inflamatória e antiparasitária, e demonstra uma redução de 83% das lesões inflamatórias, com uma redução dos ácaros Demodex.
Cloridrato de Oximetazolina 1% creme. Esse vasoconstritor é eficaz no tratamento da rosácea eritematosa telangiectásica, sem rebotes do eritema ou flushing.
Sareciclina. Este tratamento novo e emergente para a acne é um derivado da tetraciclina de espectro restrito, com propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, para o tratamento da acne moderada a grave no tórax e dorso, em pacientes a partir dos 9 anos.
Lidose. Formulação oral de isotretinoína, oferece vantagens sobre as terapias anteriores, uma vez que pode ser ingerida com ou sem alimentos, reduzindo problemas de absorção que ocorriam com formulações mais antigas.
Isotretinoína. Recomendações prévias para que pacientes não realizassem procedimentos durante ou 6 meses após o tratamento com isotretinoína foram atualizadas. As recomendações do consenso baseadas em uma pesquisa com mais de 100 dermatologistas, não encontrou evidência suficiente para justificar a espera de 6 meses nos seguintes procedimentos: peelings químicos superficiais, cirurgia de pele, depilação a laser, laser não ablativo fracionado, lasers para lesões pigmentadas ou vasculares.
Microbioma. Um desequilíbrio no microbioma implica em dermatoses com defeitos na barreira. Cutibacterium acnes está presente na maioria das pessoas e pode ter benefícios para a saúde; porém, os genes relacionados à virulência estão envolvidos na produção e transporte de toxinas bacterianas que são pró-inflamatórias e mais abundantes em pacientes com acne. Para se tratar a acne reestabelecendo o balanço do microbioma, os probióticos são mais específicos dos que os antibióticos, e os antibióticos associados com probióticos podem ser úteis em reduzir os sintomas da acne.
Dieta. O papel da dieta no tratamento da acne e rosácea vem evoluindo. Alimentos com alto índice glicêmico tem mais chance de aumentar os sintomas em pacientes com tendência à acne, assim como produtos com leite desnatado que contém soro do leite e caseína. A Dieta do Mediterrâneo melhora os sintomas em pacientes com acne e rosácea, bem como dieta com baixo índice glicêmico, que diminuiu a biodisponibilidade de andrógenos, afeta a produção de sebo, e diminui a inflamação. Para pacientes com rosácea, a cafeína é associada a uma diminuição na incidência da rosácea, enquanto o vinho branco e destilados aumentam o risco.
Tratamento com partícula assistida por laser. Este tratamento a laser atinge os folículos sebáceos, diminuindo os sintomas da acne. Os três mecanismos de ação incluem: fototermólise seletiva dos vasos sanguíneos; efeito fototóxico ou bactericida; e efeito fototérmico.
Microagulhamento. Esse procedimento é utilizado para antienvelhecimento, cicatrizes da acne, poros, e controle de feridas em cicatrização.
Mensagens-chave/Perspectivas clínicas
Diversos novos tratamentos tópicos e orais, incluindo combinações de antibióticos com BP, estão disponíveis, com elevado nível de eficácia.
Pacientes em uso de tretinoína podem ser submetidos com segurança a procedimentos comuns, sem a necessidade de seis meses de espera.
Os fatores nutricionais podem ter um papel na prevenção, já que o índice glicêmico, cafeína, álcool, soro do leite e caseína são associados com a produção do sebo, inflamação e rosácea.
Presenter disclosure(s): The presenter has reported relationships with the following companies: Aclaris Therapeutics Inc.; Allergan, Inc.; Galderma Laboratories, L.P.; La Roche-Posay Laboratoire Pharmaceutique; Procter & Gamble Company; Revance Therapeutics, Inc.; Sienna Biopharmaceuticals; Skinfix, Inc.; Taro Pharm; TopMD.
Temos o prazer de apresentar os destaques da reunião anual da Academia Americana de Dermatologia (AAD) de 2019. A reunião foi realizada de 1 a 5 de março de 2019 em Washington, DC. Os destaques do congresso da AAD … [ Leia mais ]