RESUMOS

ACNE E ROSÁCEA

Tratamentos novos e emergentes para acne e rosácea

Apresentado por Diane S. Berson, MD, FAAD
Weill Cornell Medical College, New York, New York, NY, USA
  • Novos tratamentos tópicos e orais estarão disponíveis em breve para uso em acne e rosácea, incluindo combinações de antibiótico, peróxido de benzoíla (PB) e retinoides.
  • Novas recomendações de especialistas indicam que pacientes em uso de tretinoína não precisam esperar para serem submetidos a certos procedimentos.
  • Tem sido evidenciado com frequência crescente que a composição da dieta impacta na acne e rosácea.

Os tratamentos tópicos para acne e rosácea apresentam eficácia local, sem efeitos colaterais sistêmicos. Estes tratamentos são eficazes para lesões inflamatórias e cicatrizes. Novas terapêuticas orais também estão disponíveis, incluindo as para áreas do pescoço e dorso, e as com aumento da absorção quando ingeridas com ou sem alimentos. Tratamentos novos com lasers e avanços do microagulhamento, oferecem um melhor desfecho clínico para acne, rosácea e cicatrizes.

  • Diversos novos tratamentos tópicos e orais estarão disponíveis em breve para o tratamento da acne e rosácea, com aumento da eficácia, redução dos efeitos adversos, melhor comodidade para o paciente ou com melhor absorção.
  • As recomendações anteriores contra a realização de procedimentos durante ou logo após o tratamento com tretinoína foram atualizadas. Especialistas recomendam que certos procedimentos podem ser realizados com segurança.
  • A nutrição pode ter um papel preventivo nos pacientes em que os fatores dietéticos como soro do leite, caseína, álcool e cafeína estão associados com dermatoses.
  • Novos tratamentos com lasers e avanços no microagulhamento são promissores para a acne, rosácea e cicatrizes.

Diversas novas combinações de tratamentos tópicos com antibiótico e PB estarão disponíveis brevemente e incluem:

  • Eritromicina 3%-PB 5%. Apresenta validade de 8 meses à temperatura ambiente; não há necessidade de refrigeração, o que facilita seu transporte.
  • Adapaleno 0.3-PB 2.5%. Usado no tratamento da acne e na manutenção pós-tratamento, proporciona uma diminuição do número e tamanho das cicatrizes atróficas.
  • PB-tretinoína. Este tratamento contém um retinoide e um antimicrobiano. Utiliza uma embalagem com duas câmaras separadas para evitar que o PB diminua a estabilidade da tretinoína.
  • Tretinoína loção 0.05%. Esta loção oferece uma maior penetração nos folículos sebáceos, e um veículo hidratante, incluindo agentes como glicerina, ácido hialurônico e colágeno solúvel.
  • Tazaroteno loção. No momento em estudos fase 3, é esperado que este tratamento esteja disponível com tecnologia em emulsão.
  • Trifaroteno. No momento em estudos fase 3, é um tratamento promissor para acne na face e tronco.
  • Ácido hiplocloroso, um antimicrobiano para limpeza facial, é efetivo na acne leve a moderada, agindo em bactérias, vírus, fungos, esporos e SARM (Staphylococcus aureus resistente à meticilina), possuindo também propriedades anti-inflamatórias.
  • Minociclina gel (BPX-01) 2% tem demonstrado uma redução de 59% na acne inflamatória.
  • Minociclina gel (BPX-04) 1% está sendo atualmente estudada para a rosácea pápulo-pustulosa, em concentrações mais baixas do que para a acne.
  • Minociclina em espuma (Fmx 101) 4% demonstrou uma redução significativa do número de lesões e melhora do IGA. Minociclina espuma 2% (Fmx 103) está sendo estudada para a rosácea pápulo-pustulosa, em concentrações mais baixas do que para a acne.
  • Clascoterona 1% creme, o primeiro antiandrogênico tópico, atual inibindo os receptores de androgênios, a produção de sebo e da inflamação, sem efeitos sistêmicos.
  • Ivermectina creme 1%. Este tratamento da rosácea possui atividade anti-inflamatória e antiparasitária, e demonstra uma redução de 83% das lesões inflamatórias, com uma redução dos ácaros Demodex.
  • Cloridrato de Oximetazolina 1% creme. Esse vasoconstritor é eficaz no tratamento da rosácea eritematosa telangiectásica, sem rebotes do eritema ou flushing.
  • Sareciclina. Este tratamento novo e emergente para a acne é um derivado da tetraciclina de espectro restrito, com propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, para o tratamento da acne moderada a grave no tórax e dorso, em pacientes a partir dos 9 anos.
  • Lidose. Formulação oral de isotretinoína, oferece vantagens sobre as terapias anteriores, uma vez que pode ser ingerida com ou sem alimentos, reduzindo problemas de absorção que ocorriam com formulações mais antigas.
  • Isotretinoína. Recomendações prévias para que pacientes não realizassem procedimentos durante ou 6 meses após o tratamento com isotretinoína foram atualizadas. As recomendações do consenso baseadas em uma pesquisa com mais de 100 dermatologistas, não encontrou evidência suficiente para justificar a espera de 6 meses nos seguintes procedimentos: peelings químicos superficiais, cirurgia de pele, depilação a laser, laser não ablativo fracionado, lasers para lesões pigmentadas ou vasculares.
  • Microbioma. Um desequilíbrio no microbioma implica em dermatoses com defeitos na barreira. Cutibacterium acnes está presente na maioria das pessoas e pode ter benefícios para a saúde; porém, os genes relacionados à virulência estão envolvidos na produção e transporte de toxinas bacterianas que são pró-inflamatórias e mais abundantes em pacientes com acne. Para se tratar a acne reestabelecendo o balanço do microbioma, os probióticos são mais específicos dos que os antibióticos, e os antibióticos associados com probióticos podem ser úteis em reduzir os sintomas da acne.
  • Dieta. O papel da dieta no tratamento da acne e rosácea vem evoluindo. Alimentos com alto índice glicêmico tem mais chance de aumentar os sintomas em pacientes com tendência à acne, assim como produtos com leite desnatado que contém soro do leite e caseína. A Dieta do Mediterrâneo melhora os sintomas em pacientes com acne e rosácea, bem como dieta com baixo índice glicêmico, que diminuiu a biodisponibilidade de andrógenos, afeta a produção de sebo, e diminui a inflamação. Para pacientes com rosácea, a cafeína é associada a uma diminuição na incidência da rosácea, enquanto o vinho branco e destilados aumentam o risco.
  • Tratamento com partícula assistida por laser. Este tratamento a laser atinge os folículos sebáceos, diminuindo os sintomas da acne. Os três mecanismos de ação incluem: fototermólise seletiva dos vasos sanguíneos; efeito fototóxico ou bactericida; e efeito fototérmico.
  • Microagulhamento. Esse procedimento é utilizado para antienvelhecimento, cicatrizes da acne, poros, e controle de feridas em cicatrização.

Mensagens-chave/Perspectivas clínicas

  • Diversos novos tratamentos tópicos e orais, incluindo combinações de antibióticos com BP, estão disponíveis, com elevado nível de eficácia.
  • Pacientes em uso de tretinoína podem ser submetidos com segurança a procedimentos comuns, sem a necessidade de seis meses de espera.
  • Os fatores nutricionais podem ter um papel na prevenção, já que o índice glicêmico, cafeína, álcool, soro do leite e caseína são associados com a produção do sebo, inflamação e rosácea.



Presenter disclosure(s): The presenter has reported relationships with the following companies: Aclaris Therapeutics Inc.; Allergan, Inc.; Galderma Laboratories, L.P.; La Roche-Posay Laboratoire Pharmaceutique; Procter & Gamble Company; Revance Therapeutics, Inc.; Sienna Biopharmaceuticals; Skinfix, Inc.; Taro Pharm; TopMD.

Written by: Daniel Bennett, MPH

Reviewed by: Martina Lambertini


RESUMOS

Sejam bem-vindos aos Destaques do AAD 2019

Prof. Nellie Konnikov, MD, FAAD

Temos o prazer de apresentar os destaques da reunião anual da Academia Americana de Dermatologia (AAD) de 2019. A reunião foi realizada de 1 a 5 de março de 2019 em Washington, DC. Os destaques do congresso da AAD … [ Leia mais ]

ESTUDOS CLÍNICOS

TRATAMENTOS NOVOS E EMERGENTES

PSORÍASE

Tratamentos novos e emergentes para psoríase

Apresentado por: Leon H. Kircik, MD, FAAD

DERMATOLOGIA ESTÉTICA

ACNE E ROSÁCEA

Tratamentos novos e emergentes para acne e rosácea

Apresentado por: Diane S. Berson, MD, FAAD

CABELOS

DERMATITE ATÓPICA

Tratamentos novos e emergentes para a dermatite atópica

Apresentado por: David E. Cohen, MD, MPH, FAAD

CICATRIZAÇÃO E QUELOIDES

Atualização no controle da cicatrização exagerada e queloides

Apresentado por: Brian Berman, MD, PhD, FAAD

INFECÇÕES DA PELE

Tratamentos novos e emergentes para infecções da pele

Apresentado por: Theodore Rosen, MD, FAAD

SYMPOSIUM

INIBIDORES DA JAK E VITILIGO

Simpósio JAK: vitiligo

Apresentado por: John Harris, MD, PhD, FAAD

ONCOLOGIA CUTÂNEA

O que há de novo em oncologia cutânea

Apresentado por: Darrell S. Rigel, MD, MS, FAAD

FORUM

ARTRITE PSORIÁSICA

Como a artrite psoriásica influi na escolha dos biológicos

Apresentado por: Kristina Callis-Duffin, MD, MS, FAAD

DERMATITE ATÓPICA

Dermatite atópica: tratamento sistêmico

Apresentado por: Eric Lawrence Simpson, MD, FAAD