Creme tópico de clascoterona 1%: um novo antagonista androgênico tópico e seletivo – Resultados de um estudo fase 3 tratando crianças e adultos com acne vulgar da face
Apresentado por
Adelaide A. Hebert, MD, FAAD
Professor, Department of Dermatology
UTHealth McGovern Medical School, Houston, TX, USA
A clascoterona é o primeiro inibidor tópico dos receptores androgênicos e está sendo estudada em duas apresentações: creme 1%, em investigação para acne, e solução 7,5% em avaliação para alopecia androgênica.
Os resultados do estudo fase 3 foram positivos para acne, assim como os de fase 2 o foram para alopecia androgênica.
Perfil de segurança adequado foi demonstrado em mais de 1.700 pacientes.
A clascoterona é um inibidor tópico do receptor androgênico em investigação para o tratamento da acne. A clascoterona é hidrolisada na pele e convertida em 21-propionato de cortexolona e cortexolona. Ambos os metabólitos exibem mínima atividade antiandrogênica e propriedade glicocorticoide fraca [1,2]. A cortexolona é o produto final que tem um perfil de segurança estabelecido [1,2]. Esse agente atua nos receptores androgênicos nos sebócitos e nas células da papila do pelo, no interior da unidade pilossebácea da pele; intervém em diferentes pontos da patogênese da acne; e, inibe a via de sinalização estimulada pela dihidrotestosterona nos receptores androgênicos.
Avaliar a eficácia da clascoternona creme 1% em acne vulgar facial de crianças e adultos.
O estudo avaliou a redução percentual nas lesões faciais inflamatórias e não inflamatórias em um período de 12 semanas.
Pacientes
Total de recrutados: 1.440 pacientes.
Idade: ≥9 anos.
Análise estatística utilizada: ITT / Intention to treat (Análise por intenção de tratar)
Critérios de inclusão
30-75 lesões inflamatórias e 30-100 lesões não inflamatórias
Escala IGA de 5 pontos – acne moderada ou grave (grau 3 ou 4)
Critérios de exclusão
Pacientes grávidas, lactantes, ou que planejam engravidar durante o estudo.
Paciente com qualquer doença de pele que possa interferir na avaliação do produto ou que exija uso de terapia tópica ou sistêmica.
Presença de mais de 2 nódulos faciais.
Acne nódulo-cística.
Paciente que apresenta qualquer condição que, na opinião do investigador, poderia tornar arriscada sua participação no estudo.
Paciente participando atualmente em outro trabalho de investigação com droga.
Paciente que recebeu qualquer droga em investigação, ou fez uso de aparelhos em investigação, até 30 dias antes do início do tratamento.
Na Tabela, as características demográficas dos pacientes.
Medida de desfecho primário
A medida de desfecho primário foi a avaliação de qualquer alteração na acne vulgar da face, baseada na mudança percentual do número de lesões inflamatórias na semana 12, para determinar se houve diferença estatisticamente significante entre a clascoterona creme 1% e o veículo.
Medida de desfecho secundário
A medida de desfecho secundário foi a avaliação de qualquer alteração na acne vulgar da face, baseada na mudança percentual do número de lesões não inflamatórias na semana 12, para determinar se houve diferença estatisticamente significante entre a clascoterona creme 1% e o veículo.
Drogas/procedimentos empregados
Um estudo duplo-cego de fase 3 de 12 semanas foi conduzido em pacientes com idade ≥9 anos com acne moderada a grave, seguido por uma extensão aberta de segurança por 9 meses.
Os pacientes foram randomicamente distribuídos para usar clascoterona creme 1% ou veículo (1:1) durante 12 semanas, em duas aplicações diárias (manhã e noite).
A eficácia foi avaliada pela proporção de pacientes em cada grupo com uma redução de, no mínimo, 2 pontos no IGA a partir do início do tratamento e um valor de IGA de 0 (sem lesão) ou 1 (praticamente sem lesão) na semana 12.
Os participantes foram avaliados na semana 12 para mudanças absolutas, a partir do início do tratamento, das lesões inflamatórias e não inflamatórias.
Na semana 12, as lesões não inflamatórias no grupo tratado com clascoterona creme 1% apresentaram uma redução de 29,8% comparada com 18,9% nos pacientes que usaram o veículo, refletindo uma melhora estatisticamente significante.
Na semana 12, as lesões inflamatórias na coorte tratada com clascoterona creme 1% apresentaram uma redução de 46,2% comparada com 32,7% nos pacientes que usaram o veículo, refletindo uma melhora estatisticamente significante.
Os efeitos adversos ocorreram em 11,1% da coorte clascoterona (2,6% moderados, nenhum grave) e em 12,7% da coorte veículo (4,3% moderados, <1% graves). As reações locais foram de eritema discreto.
A clascoterona creme 1% produziu na semana 12 uma redução clinicamente significativa tanto das lesões inflamatórias como não inflamatórias em crianças e adultos, demonstrando, assim,eficácia.
A clascoterona creme 1% apresentou baixo índice de efeitos adversos, em geral não graves, demonstrando, assim, segurança.
Mensagens-chave/Perspectivas clínicas
Os dados do estudo fase 3 demonstram que a clascoterona creme 1% é efetiva no tratamento da acne vulgar facial de adultos e crianças ≥9 anos.
Os dados do estudo de fase 3 indicam um perfil de segurança tolerável para a clascoterona creme 1% no tratamento da acne vulgar facial de adultos e crianças ≥9 anos.
Celasco G, Moro L, Bozzella R, et al. Biological profile of cortexolone 17 alpha-propionate (CB-03-01), a new topical and peripherally selective androgen antagonist. Arzneimittelforschung. 2004;54(12):881-886.
Ferraboschi P, Legnani L, Celasco G, et al. A full conformational characterization of antiandrogen cortexolone-17α-propionate and related compounds through theoretical calculations and nuclear magnetic resonance spectroscopy.J Med Chem Comm. 2014;5:904-914.
Presenter disclosure(s): The presenter has reported the following disclosures: Allergan, Inc.; Amgen; Anacor Pharmaceuticals, Inc.; Astellas Pharma US, Inc.; Bickel Biotechnology; Cassiopia; Celgene Corporation; Chugai Pharma; Cutanea Life Sciences; US, Department of Defense; Dermavant Sciences; Dermira; Encore Dermatology, Inc.; Galderma Laboratories, L.P.; GlaxoSmithKline; Intendis, Inc.; La Roche-Posay Laboratoire Pharmaceutique; Mayne Pharma Group; Medimetriks Pharmaceuticals, Inc.; Menarini Group; Menlo Therapeutics; Merz Pharmaceuticals, LLC; NIH; Novan; Novartis Pharmaceuticals Corp.; Onset Therapeutics Ortho Dermatologics; Pfizer Inc.; Pharmaderm; PPD Inc.; Prim-Med; Promius Pharma, LLC; Promius Pharmaceuticals; Regeneron; Roivant Sciences; Shionogi USA; Sienna Biopharmaceuticals; Sinclair Pharma; Stiefel, a GSK company; TopMD; Valeant Pharmaceuticals International; Vanda Pharmaceuticals Inc.
Temos o prazer de apresentar os destaques da reunião anual da Academia Americana de Dermatologia (AAD) de 2019. A reunião foi realizada de 1 a 5 de março de 2019 em Washington, DC. Os destaques do congresso da AAD … [ Leia mais ]